Entenda a diferença entre retrô e vintage na decoração

Início/Posts/Entenda a diferença entre retrô e vintage na decoração
Entenda a diferença entre retrô e vintage na decoração - Mikuska Móveis

Na foto, exemplos de móveis retrô, fabricados na Mikuska Móveis Clássicos.

Você sabe a diferença entre os estilos vintage e retrô? Muitas pessoas, assim como você, também têm essa dúvida. Diferenciar o vintage do retrô pode não ser tão fácil assim. Por isso, você confere neste post informações específicas para aprender um pouco mais sobre os dois estilos e, principalmente, sobre como diferenciá-los.

Vintage e retrô: o que os nomes significam

Brevemente, vamos falar sobre o que os dois nomes significam. Vintage é utilizado quando você quer designar algo clássico e antigo, algo que foi utilizado, mas continua em ótimo estado de conservação. Esse estilo se remete as décadas de 1920 até 1960. O mais interessante é que você pode utilizar o termo para designar itens de decoração, peças de roupas e até automóveis. Interessante, não é?

Já o termo retrô teve origem na França, na década de 1960. É uma abreviação de retrógrado, ou seja, é uma reinterpretação do tempo antigo. Trata-se de uma peça nova, feita agora, mas que lembra tempos passados. Presente e passado unidos.

Como podemos diferenciar os estilos?

Mais +

Para diferenciarmos os dois estilos precisamos entender que o retrô quer imitar o vintage. Enquanto o primeiro é uma representação, o segundo é antigo realmente. Encontrar peças de decoração estilo vintage é muito mais complicado, principalmente por causa do estado de conservação.

Exemplos de vintage e retrô

Um exemplo do vintage são aqueles espelhos clássicos, com moldura estilo rococó, raramente encontrados em antiquários. Já o retrô são aqueles ambientes que lembram o antigo, mas que foram feitos na atualidade, são novos com mais durabilidade e segurança. Sabe os telefones usados pela Intelbras? Eles são um ótimo exemplo do retrô: usam o design antigo combinado com a modernidade e tecnologia dos dias atuais.

Quer conhecer mais sobre o vintage e o retrô? Baixe agora mesmo o catálogo da Mikuska Móveis Clássicos e viva esta experiência. Até a próxima!

Mais +
Por |2020-06-01T16:13:24-03:00terça-feira, 12 maio, 2020|Decoração|